Tópico 12: Eu++, É sobre mim, É sobre nós.
É sobre mim
Todo um universo lá fora e, ao final, é sobre mim.
Este tópico é peculiar por simplesmente não ter conteúdo (ao contrário dos demais). Ele é o espaço para a individualidade concreta de cada um dos participantes da vida em aulas.
É como visitar uma casa com quatro cômodos, você entra no primeiro e é um quarto, no segundo você encontra um banheiro, no terceiro uma sala, e ao chegar no último... você se depara com um espaço absolutamente vazio.
É sobre mim não tem conteúdo porque seu papel é abrir espaço para que cada pessoa possa primeiro se reconhecer como indivíduo de gostos, história, sentimentos, características singulares, para que em seguida possa possa se reconstruir, se reinventar de modo a se tornar aquilo que quer ser e aquilo que já é.
A finalidade de termos um espaço para tratarmos sobre nós é, além de acolhermos as nossas individualidades, dar espaço para o que é próprio de nosso singular gosto e inclinações, para que isso possa ser distinguido do restante.
A falta desta consciência e percepção faz com que o indivíduo acredite que as ideias que ele endossa são ideias objetivas e imparciais, e não uma perspectiva própria sobre aquelas ideias que por vezes é apresentada sob uma aparência de neutralidade.
A verdade que muitos desconhecem, e mesmo os que conhecem não gostam de admitir é que conhecemos sobre nós mesmos muito menos do que gostaríamos ou mesmo precisaríamos para ter uma boa vida. E porque temos uma ideia parcial e distorcida do que somos, cometemos toda a sorte de erros - por ação ou omissão - ao corrermos atrás de coisas, situações e pessoas que não nos fazem bem, e deixarmos de fazer as coisas que nos dão a maior, mais duradoura e intensa autorrealização pessoal.
A jornada individual de cada um de nós no domínio do é sobre mim pode ser assemelhada a nossos esforços de autoconhecimento. Assim, meu desenvolvimento individual neste domínio é me conhecer melhor.
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O (não)conteúdo deste tópico é um espelho para você se ver.
Este texto é uma apresentação do tópico, mas o uso dele no dia a dia é uma folha em branco, para tentarmos entender ao outro, e a nós mesmos, nossas razões, inconsciente, medos, desejos, sentimentos e tudo o mais que interfere na forma como vemos o mundo e como nos relacionamos com as demais pessoas.
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O reflexo do reflexo do reflexo.
Cada pessoa funciona para as outras como um espelho de singular superfície e reflexos. Cada pessoa também projeta uma imagem única. E a imagem refletida no espelho de uma pessoa que reflete o espelho da outra é única também. E por mais bela que seja a imagem refletida, ou por mais que possamos atribuir ao espelho um reflexo mais puro, não devemos esquecer que a fonte original de sentido e significado é a pessoa refletida.
Ou colocando de forma mais clara e direta: Quem é o legitimo guardião da imagem original, única, refletida no espelho, também único, que projeta a singular imagem refletida?
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Misturamos nossos assuntos pessoais com tudo mesmo, melhor então que seja consciente e deliberado.
Um outro medo comum a esclarecermos é o de que ao darmos um espaço para as pessoas falarem e pensarem nelas estaríamos criando um espaço para o narcisismo ou egoísmo.
Nada mais longe da verdade. O narcisismo, a inflação do ego, o desrespeito aos limites do outro e do próximo vêm exatamente de NÃO levarmos em conta cada pessoa concreta que interage socialmente e participa do debate das ideias abstratas.
E por isso o tópico que é sobre mim, além de criar espaço para o autoconhecimento do que somos hoje, cria ademais as condições para realizarmos o ditado que diz "somos o que somos mas somos principalmente o que fazermos para mudar o que somos".
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Esse espelho reflete você e a realidade por meio de você.
Mas se o tópico do é sobre mim é uma folha em branco para preenchermos com o conhecimento de cada pessoal real com a qual interagimos, de onde vem todas as informações necessárias para dar suporte a esse aprendizado, como por exemplo as informações que você está lendo aqui agora?
Essas informações e ferramentas vêm de outros tópicos da aula. Vem da experimentação do jogo, da teorização dos aspectos, do centramento que os princípios nos proporcionam, e das habilidades que podemos e queremos desenvolver para sermos melhores.
Dessa forma, para nos ajudar a elaborar aquilo que é sobre mim, recorremos a aspectos tais como a) conhecimento disciplinado das múltiplas linhas da psicologia; b) paradigmas (formas de ver o mundo) da religião, filosofia e arte; e no geral c) aspectos da realidade pessoal como realidade intrapessoal, realidade interpessoal, vontade, propósito, confiança, sensação, sentimentos, percepção, comportamento, e assim por diante.
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O silêncio do outro fala todas as coisas ao mesmo tempo,
mas qual delas eu ouço depende de mim.
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Professor-residente Aureo Lopes
Bem-vindo.
Para você que veio até aqui: bem-vindo! Abaixo você vai conhecer um pouco sobre mim. Como veremos no curso, quando entramos no domínio "É sobre mim" há uma infinidade de coisas importantes, mesmo que às vezes a gente fale de poucas delas.
Papéis que exercemos.
Cada um de nós exerce diferentes papéis na sociedade. Alguns até contraditórios. Somos filhos e somos pais. Somos profissionais, vizinhos, amigos, eleitores etc. E algo importante em tudo isso é saber separar os papéis quando eles devem ser separados. E ao mesmo tempo aumentar nossa coerência entre o que pensamos, falamos, sentimos e fazemos. É um desafio, mas esse é o caminho.
Sim, todos os papéis que desempenhamos, estão aninhados numa mesma pessoa, e há limites para as separações. Mas é exatamente a atenção a esses limites que se pede ao observador, que ele seja capaz de reconhecer e não confundir uma coisa com outra.
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Aviso legal.
No meu caso a distinção mais importante a fazer atualmente é entre o meu exercício do cargo de Procurador da República do Ministério Público Federal e minha função de professor neste site. São duas funções diferentes que não se misturam. Quando atuo como Procurador, sigo dentro dos limites legais e busco os objetivos que essa profissão me exige. Já aqui, quando atuo como professor, meus objetivos e limites são outros. Lá o objetivo é a aplicação do direito à sociedade, e os limites são as leis, princípios e ética profissional que regulam e fundamentam as atividades de Procurador. Aqui meu objetivo é pedagógico, assegurado pela liberdade acadêmica e focado na aprendizagem da vida em aulas.
Crédito da foto: Foto de KoolShooters no Pexels
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